Rabanete: características gerais


CARACTERÍSTICAS GERAIS DO RABANETE



Nome: Raphanus sativus

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Brassicaceae
Gênero: Raphanus
Espécie: Raphanus sativus

Clima e Solo
A melhor época para o plantio corresponde aos meses mais frios do ano, em temperaturas entre 8 e 20ºC, mas tolera geadas leves. O calor pode provocar floração antecipada e ainda tornar as raízes mais picante.O terreno mais indicado é o areno-argiloso, bem drenado, leve e fofo, com acidez de media para baixa. Não é exigente em adubação, sendo suficiente a adubação de composto orgânico, no entanto, a falta de boro pode prejudicar a produtividade
Colheita 
Após 25 a 35 dias, dependendo da variedade, pode se colher; se passar do ponto fica esponjoso, seco e sem sabor.
Generalidades
O rabanete Raphanus sativus, L., é uma hortaliça de raiz pertencente à família das Crucíferas, cujo nome científico é Raphanus sativus, L. Originário de regiões da China e europa, tem-se notícias que as civilizações Egípicias ja o usavam.
Plantio

Um método interessante para se cultivar o rabanete é o de se plantar em consorciação com outras culturas de maiores espaçamentos. A semeadura é feita no local definitivo e utilizam-se 3 kg de sementes por hectare.
            O espaçamento mais recomendado é o de 15 x 8 cm para a variedade Early Scarlet Globe. Para as demais variedades pode-se utilizar o espaçamento de 25 x 10 cm. A adubação para as terras de média fertilidade pode ser a seguinte: - Esterco de curral, bem curtido - 8 a 10 kg/m2
            O rendimento usual, para a cultura é de 30 toneladas por hectare.Pode ser plantada em companhia de outras hortaliças, como vagem, chicória, milho, ervilha, pepino e cenoura. Em rotação, use tomate, ervilha ou vagem. Pode ser plantada entre outras culuras, devido ao seu ciclo rápido.
Pragas e Moléstias
As pragas que atacam o rabanete resumem-se em pulgões e lagartas, sendo controladas perfeitamente com o uso de sulfato de Nicotina e outros inseticidas comerciais. Pode sofrer o ataque de fungos que causam a doença conhecida como tombamento.

Tratos culturais

Durante o desenvolvimento da cultura, proceder, sempre que necessário às capinas e as escarificações. As irrigações, quando executadas por aspersão, deverão ser repetidas energicamente, de 2 a 3 dias; pelo método de infiltração, recomenda-se a repetição de 7 em 7 dias, mais ou menos. Se as raízes começarem a aparecer, cubra-as com terra, evitando o sol.

Variedades

As variedades mais utilizadas pelos nossos horticultores são: Early Scarlet Globe, Rosado, Meio Comprido e o Redondo de Ponta Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário